terça-feira, 10 de agosto de 2010

Patchwork

A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados.

O patchwork envolve três tipos: o mais conhecido, aquele da colcha de retalhos, é feito de pedacinhos de tecido costurados uns aos outros como num jogo de quebra-cabeça, milimetricamente medidos para o encaixe perfeito. Existe ainda o appliquè, o processo de costurar formas sobre uma superfície maior criando assim, desenhos e formatos e o terceiro, é o quilting, que é a técnica de juntar duas ou mais camadas de tecido com pequenos pontos que lembram um alinhavo.


Um bom tecido é fundamental para o resultado final de um trabalho de quilt ou patchwork. A cor é o elemento que mais chama a atenção numa peça de patchwork. O conhecimento da cor é uma boa base para obter ótimos resultados. Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia entre eles, é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho em patchwork.

Você pode fazer almofadas, colchas, cobre-leito, mantas de sofá, painéis de parede, roupas, pequenas utilidades para o lar, brinquedos e acessórios.


Emendar tecidos é uma atividade tão velha quanto a humanidade, pois quando os primeiros homens juntaram pedaços de pele de animais para se agasalharem, podemos crer que aí começou o patchwork.

O patchwork como conhecemos hoje em dia, é tido como um artesanato norte americano, pois sua tradição naquele país é muito forte e preservada, tendo início no séculos XVIII, quando as pioneiras (por força da necessidade) buscavam meios para manter suas famílias aquecidas. Quilts fazem parte da história americana de uma forma muito marcante, ultrapassando o folclore, pois agrega de maneira peculiar o artesanato e a criatividade. Na verdade, ele é reconhecido como uma das mais importantes formas de arte, caracterizada pela simplicidade, originalidade, colorido, textura, alegria e vivacidade.


Desde então, houve o crescimento no interesse por essa arte. Nos Estados Unidos, é um mercado que movimenta mais de dois bilhões de dólares. Encontram-se quilteiras no mundo inteiro, incluindo o Brasil, Japão, Canadá, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e muitos outros países.

Grandes indústrias têxteis desenvolvem anualmente tecidos especiais para o patchwork, assim como existem revistas, materiais e ferramentas que visam facilitar o trabalho. Os festivais promovem cada vez mais esta arte, que também pode ser considerada uma excelente diversão uma terapia onde podemos nos distrair e relaxar.



2 comentários:

  1. Simplesmente amo patchwork!! Tanta coisa linda pode ser feita! Parabéns pelo blog! beijos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantada com o seu blog.Parabéns e sucesso sempre!!!
    Malu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...